-
Arquitetos: Nan Arquitectos
- Área: 146 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Iván Casal Nieto
-
Fabricantes: ACB Iluminación, Adobe, AutoDesk, Forbo, Her Lighting, JNF, Tupai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dizem que a yoga é a união do corpo e da mente. Nosso trabalho era encontrar um lugar onde isso fosse possível. Criar um espaço confortável e flexível para a prática de esportes e também um ambiente aconchegante e calmo para a meditação.
O espaço inicial era uma tela em branco, uma planta comprida e estreita que decidimos dividir em três seções de acordo com o programa de necessidades. O elemento organizador é um módulo localizado na parte central do recinto formado por paredes de tijolos que desenham um caminho quebrado no plano e dão fluidez ao espaço de circulação. É aqui que se aloja a parte de serviços do programa: sanitários, vestiários e arrecadação.
Por sua vez, este elemento delimita os dois espaços principais, um utilizado como casa de chá e recepção na frente das instalações e o outro para a prática de ioga em segundo plano, conseguindo uma continuidade espacial onde cada área se liga à anterior e se conecta com a seguinte de forma natural.
Para atingir o ambiente pretendido utilizamos um conjunto de materiais e técnicas construtivas que conferem aconchego e simplicidade ao espaço. Por isso decidimos usar os materiais em seu estado mais natural. Madeira, concreto com suas imperfeições e tijolo combinado com instalações expostas e ferragens inacabadas. Assim, a essência do lugar está na própria natureza e na paz que ela transmite.
Procuramos com o design refletir a filosofia do yoga para que o mobiliário desempenhe um papel fundamental. Por exemplo, o bar contínuo da sala de chá cria um ambiente de relacionamento e confiança, e as prateleiras sob medida para guardar o material em sala de aula transmitem ordem e limpeza. Também a ligação direta com o sol é essencial na prática do yoga, por isso usamos esse simbolismo na forma e na iluminação dos espelhos localizados nas áreas mais representativas do local.
Tão importante quanto é a iluminação do projeto. A tentativa é feita para potenciar a entrada de luz natural nas zonas em contato com o exterior com grandes janelas e é complementada por uma iluminação artificial adequada a cada um dos diferentes ambientes.
Em suma, o projeto simboliza uma jornada onde, ao entrar, o usuário sai do ritmo acelerado da vida e se conecta gradativamente com o espaço por meio do corpo e da mente.